Moscatel

Descrição

Moscatel, Muscati, Moscato. Nomes que se referem à mesma uva, uma das castas mais antigas e uma das mais ramificadas familias de videiras que existem. Segundo o poeta grego Virgilio, era “ mais fácil contar os grãos de areia das praias do que nomear todas as castas de uvas.” 

De toda essa diversidade, a maior parte dos apreciadores de vinhos conhecem apenas o Moscatel de Samos , grande vinho de aperitivo e de  sobremesa, muito apreciados pelos gregos.  A mais famosa é a Muscat Blanc à Petit Grains, cujas uvas pequenas e aromáticas são a base para um dos mais populares vinhos doces espumantes, o italiano Asti.  

Supostamente originária da Grécia, teria se expandido pelo Mediterrâneo a partir de Alexandria e Egito, encontrando regiões com o clima ideal para o seu desenvolvimento. 

Hoje as uvas Moscatis são cultivadas em vários paises do mundo, como Grécia, França, Australia, EUA, Africa do Sul, Espanha. O que caracteriza esta uva é a sua doçura e seu intenso aroma, comum em todas as regiões. Seu nome significa “preferida das abelhas”, por conta do grande teor de açúcar que essa Vitis vinifera acumula quando madura. Muitos países têm vinhos Moscatel e em geral, eles têm variedades de uvas especialmente adaptadas às suas terras. No sul da França, são encontrados os mais fortificados (mais alcoólicos e doces) como o Beaumes-de-Venise, feitos a partir da cepa Muscat Blanc à Petit Grains. 

Na Itália, a variedade Moscato Bianco é a base da composição do famoso espumante Asti da região do Piemonte, e a Moscatel de Alexandria compõe o vinho de sobremesa doce e dourado da Sicília, o Moscato de Pantelleria, que também é muito popular na Espanha e em Portugal. Nas terras lusitanas, resulta no famoso vinho doce Moscatel de Setúbal. 

Já no Novo Mundo, especialmente nos Estados Unidos, a variedade mais utilizada é a Moscato Canelli, enquanto os sul africanos utilizam uma variedade tinta chamada de Muskadel em seus vinhos doces e rosados. 

Nada é mais característico do que o aroma das uvas Moscatel. Uma composição delicada de perfumes de uva madura, almíscar, mel, pêssego, damasco e um suave floral. É inconfundível. Nos vinhos em geral, podemos perceber notas frutadas  como, damasco, pêssego e outros e seus aromas florais, como rosas, jasmins e mel. Porém o aroma e o gosto de uvas é uma das coisas mais difíceis de serem percebidas em um vinho. Nos vinhos moscatel, esse sabor intenso da uva é facil de ser percebido e reconhecido.  

Outra característica importante é que são uvas que, quando vinificadas, podem produzir desde vinhos secos, aromáticos e frutados, passando por espumantes e chegando até aos de sobremesa, muitos deles naturalmente doces. Nenhuma outra casta tem tanta versatilidade.

O vinho branco seco da uva Muscat é suculento, aromatico e delicado, cheio de uva, de frutas exóticas e aromas florais.  

Os vinhos doces são vibrantes, com sabor pronunciado da uva e variam dos mais leves aos muito escuros e densos, com sabores intensos.  A falta de acidez indica que não envelhecem bem além de algumas decadas, mas os mais fortificados, como Madeira e Setubal envelhecem por séculos. São mais de 150 uvas que pertencem a família Moscatel. 

As variedades mais utilizadas na produção de vinhos são:

Moscatel Branca – Difundida em quase toda a Itália (Moscato Bianco), na França é conhecida como “Muscat à petit grains“. Muito utilizado na produção de vinhos doces espumantes feitos de uvas secas (“appassiti”) e vinhos licorosos.

Moscatel Laranja ou Amarela – cultivada em algumas áreas da Itália como Colli Eugani e Alto Adige, produz vinhos espumantes doces, e em alguns casos raros, vinho branco seco.

Moscatel Rosa – seu nome deriva do seu aroma de rosas, já que a cor da sua uva remete a um azul escuro. Seus vinhos possuem uma cor rosa claro, são delicadamente aromáticos com evidentes notas de rosas, no gosto são intensos e agradáveis.

 

Sugestão de compra: https://sonoma.com.br/vinho/mondo-del-vino-mosketto-pink-moscato



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva