As 5 especiarias Chinesas

Palavra de Chef

Descrição

 

Equilíbrio e simplicidade. É assim que se define um prato chinês autêntico. A perfeita combinação entre o amargo, o azedo, o doce, o salgado, o ácido, o picante, o quente e o frio, fazem dos pratos chineses verdadeiras maravilhas do sabor, com seus sabores exóticos e intensos. 

Cada região da China tem seus sabores próprios, que fazem a base da culinária, sempre bem temperada através da combinação perfeita de ervas e especiarias. 

Dentre as ervas e especiarias mais tradicionais, encontramos as “5 especiarias chinesas”. São 5, pois para os chineses o número 5 tem um significado especial, ligado à boa saúde.  Quem deles se utiliza, está garantindo a boa saúde e vida longa. 

Este famoso mix de especiarias, usado no mundo todo, tem suas variações conforme a região, mas contém sempre o aromático, o picante, o ligeiramente doce. 

Na prática, levam a canela, o anis estrelado, o cravo, a erva doce e a pimenta. Em algumas variações podem-se adicionar outras especiarias, como o gengibre, noz moscada, alcaçuz e cardamomo por exemplo. A ênfase é realçar os sabores naturais dos alimentos, assim, qualquer que seja a mistura, devem ser usados em pequenas quantidades.

O anis estrelado é uma especiaria muito aromática, com uma encantadora forma de estrela, sabor de alcaçuz e perfume mais forte que o próprio anis. É quente e picante, usado para fazer vários pratos, como temperar feijões, carnes, aves, ensopados e assados. 

A canela, aromática e doce, é muito usada em pratos do oriente, principalmente em pratos assados. Já o gengibre é picante e adocicado, podendo ser usado em pó ou fresco, em sopas, ensopados, marinadas, picles, vegetais e molhos. 

As pimentas não são tão antigas assim na China, mas desde que foram levadas das Américas para lá , passaram a ser muito populares, principalmente no oeste e norte da China.

A mistura das 5 especiarias chinesas deve ser preparada moendo-as todas especiarias ao mesmo tempo. Mas se você não tiver um moedor, não se preocupe, elas existem em pó, basta apenas misturar tudo e guardar em um pote hermético. 

Use:

3 anis estrelados (retire as sementes se conseguir pois elas são amargas)

1 colher de sopa de erva doce

1 colher de sopa de pimenta do reino ou de pimenta Sichuan

2 colheres de chá de cravo 

2 colheres de chá de canela em pó. 

Moa tudo junto em um moedor de café ou em um pilão de cozinha. Guarde em pote hermético. 

Você ainda pode fazer o sal temperado chinês, bastante pratico, usado para carnes e grelhados e no churrasco. É servido em pratinhos e polvilhado sobre o prato servido. Basta colocar em 3 colheres de sal grosso 1 colher de sopa da mistura de 5 especiarias em um frigideira de fundo grosso e deixar tostar, mexendo sempre para não grudar. Após 5 minutos deve estar levemente torrada. Deixe esfriar e guarde em pote hermético. 

 

 

 



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva