Souflê de Espinafre

Ingredientes

225 g de espinafres lavados 

45 g de manteiga + manteiga para untar

45 g de farinha de trigo 

360 ml de leite

75 g de queijo parmesão ralado 

1 piatada de noz moscada 

Sal e pimenta do reino 

4 ovos grandes separados 



Modo de preparo

Lave os espinafres e deixe-os com a água aderida nas folhas, sem secar. Coloque-os em uma panela grande com tampa e leve ao fogo medio por 2 a 3 min ou até murchar. Escorra a água que soltar e esprema bem para seca-los. 

Pre aqueça  forno a 200°C. Unte os ramequins com manteiga e coloque-os em uma assadeira. Reserve. 

Derreta a manteiga e junte a farinha. Cozinhe em fogo brando por 1 minuto e aos poucos vá acrescentando o leite enquanto mexe. Cozinhe mais 4 minutos. Reserve 2 colheres de sopa de parmesão e coloque o restante na panela, juntamente com  noz moscada , o sal e a pimenta. Desligue o fogo e despeje em uma tigela grande. 

Pique o espinafre grosseiramente e junte à tigeja. Deixe esfriar à temperatura ambiente e acrescente as gemas. Misture levemente. 

Bata as claras em neve até formar picos duros . Junte 2 colheres de sopa das claras à mistura reservada, misture e em seguida adicione o restante com delicadeza, sem bater ou mexer muito. 

Coloque a massa nos ramequins pré-aquecidos ( deixando-os alguns minutos no forno já quente, antes de colocar a massa ), polvilhe com o queijo ralado reservado e leve para assar por cerca de 20 a 25 min ou até ficarem crescidos e dourados.



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva