Fraisier ou Bolo-Torta de Morangos

Ingredientes

Massa:

120g de claras (cerca de 4 claras) 

80g de açúcar 

4 ovos

75g de amêndoas moídas

75g de pistaches moídos 

75g de açúcar de confeiteiro

40g de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria

50g de amêndoas laminadas

 

Creme de confeiteiro:

500 ml de leite

1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha

4 gemas

100 g de açúcar 

6 colheres rasas de maisena

250g de morango para acabamento



Modo de preparo

 

 

Massa:

Pré aqueça o forno a 190°C. 

Bata na batedeira as claras com o açúcar até formar picos firmes. Junte os ovos e continue batendo. 

Desligue a batedeira e acrescente as amêndoas, o pistache, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e mexa com delicadeza com uma colher grande. Incorpore a manteiga derretida com cuidado. 

Distribua a mistura em duas assadeiras rasas de rocambole, untadas e cobertas por papel manteiga e distribua a massa uniformemente com uma espátula em cada uma delas. Polvilhe a superfície com amêndoas laminadas. 

Asse por 5 a 10 minutos ou até que esteja flexível ao toque e dourado na superfície. Vire cada placa de bolo sobre uma folha de papel manteiga polvilhada com açúcar ou maisena. Remova a folha de papel onde ele foi assado. 

Deixe esfriar. 

Depois de frio, corte no tamanho desejado cada placa, com cortadores redondos ou no tamanho da forma de bolo que for usar, caso seja um bolo grande. Você precisará de dois círculos para cada bolo, independentemente do tamanho. 

Coloque um circulo do bolo no fundo da forma, (que deve ter fundo removível) , (ou das forminhas) que vai usar.  Aperte levemente no fundo para assentar.

 

Creme de confeiteiro:

Ferva 1/2 litro de leite com 1 fava de baunilha (retire as sementes com uma faca afiada e coloque as sementes no leite, junto com a fava) ou 1 colher de chá de extrato de baunilha. Enquanto o leite ferve, bata 4 gemas com 100 g de açúcar e 6 colheres de sopa rasas de maisena, com um batedor de arame, até formar um creme espesso e liso. 

Despeje metade do leite quente sobre o creme e mexa vigorosamente com o batedor. Em seguida volte tudo para a panela com o leite fervendo, abaixe o fogo e retire a fava de baunilha se estiver usando uma. Mexa vigorosamente, sem parar, com o batedor de arame, até que engrosse e comece a borbulhar. Continue mexendo por mais 5 minutos e desligue o fogo. Coloque 1 colher de sopa de manteiga e mexa bem. 

Transfira para uma tigela e cubra imediatamente com um filme plástico em contato direto com o creme. Deixe esfriar um pouco e depois leve para a geladeira. 

 

Montagem:

Corte os morangos ( 250 g de morangos ) pelo talo, em linha reta e depois ao meio, em sentido longitudinal. Coloque cuidadosamente os morangos em toda lateral da forma, apoiado na base de bolo, com o lado maior para baixo. Espalhe morangos pela base também. 

Despeje cuidadosamente o creme de confeiteiro gelado e o espalhe pela forma toda, tomando cuidado para os morangos não saírem do lugar. Alise bem por cima e coloque a segunda camada de bolo. Aperte com as mãos, para que fique bem assentado. 

Leve a geladeira e deixe gelar por 30 minutos ou mais.

Para cobrir: 

Leve à processadora 100 g de açúcar de confeiteiro com 100 g de sementes de pistache e triture bem ate obter um pó fino. Polvilhe sobre o bolo gelado antes de servir.

Para corta use uma faca aquecida. 



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva