Bolo Floresta Negra

Ingredientes

Bolo de chocolate com amêndoas:

120 g (½ xícara de chá) de claras (cerca de 4 claras)

80 g (quase ½ xícara) de açúcar 

4 ovos 

130 g (1+1/4 de xícara) de amêndoas moídas 

75 g (2/3 de xícara) de açúcar de confeiteiro

2 + ½ colheres de sopa de farinha de trigo 

2+ ½ colheres de chocolate em pó

2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria 

 

Recheio de chantilly de cereja 

100 ml (1 xícara) de licor de Kirsch (usará apenas 50 ml agora)

250 ml (1 xícara) de creme de leite fresco 

250 ml (1 xícara) de creme de leite fresco com alto teor de gordura 

50 g (¼ de xícara) de açúcar refinado

1 fava de baunilha (ou 30 gotas de extrato natural de baunilha) 

 

Cobertura de Ganache 

3 colheres de sopa de creme de leite fresco

3 colheres de sopa de geleia de cereja ( veja receita abaixo) 

100 g de chocolate amargo picado 

2 colheres de sopa de manteiga 



Modo de preparo

 

 

 

Bolo:

Pré aqueça o forno a 180°C.

Coloque as claras na batedeira e bata junto com o açúcar até obter picos firmes. Junte os ovos inteiros um a um batendo sempre. 

Desligue a batedeira e adicione as amêndoas moídas, o açúcar de confeiteiro, a farinha, o chocolate em pó, mexendo delicadamente com uma colher grande metálica. Por último acrescente a manteiga derretida. 

Coloque a massa em uma forma untada e forrada com papel manteiga e asse por 20 a 25 minutos ou até que esteja flexível ao toque, mas seco por dentro. Retire do forno e deixe esfriar na forma. 

 

Recheio:

Coloque os dois cremes de leite, o açúcar e 50 ml  do Kirsch na batedeira. Acrescente as sementes da baunilha ou as gotas do extrato. Bata até formar picos moles, não exagere para não ficar granuloso. Leve para a geladeira 

 

Cobertura:

Coloque o creme de leite e a geleia de cereja em uma panela e leve para ferver em fogo baixo. Despeje o creme fervido em um recipiente metálico e acrescente o chocolate e a manteiga. Misture tudo com movimentos circulares com uma espátula a partir do centro, até que o chocolate se derreta e se misture ao liquido. Vá aumentando o circulo até que todo chocolate tenha derretido e se misturado e o creme esteja liso e brilhante. Deixe esfriando a temperatura ambiente.

 

Purê ou geleia de cereja:

coloque em uma panela 500 g de cerejas frescas, sem caroço e cortadas ao meio, acrescente 2 colheres de sopa de açúcar e suco de 1 laranja. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos depois que levantar fervura. Deixe esfriar e então passe por uma processadora para que fique homogêneo. Peneire para que fique bem liso.

 

Monte o bolo:

Corte o bolo já frio em três camadas. Pincele cada camada com o Kirsch restante (50 ml) e com geleia de cereja. Cubra com uma quantidade generosa do chantilly e coloque a próxima camada. Coloque cerejas aos pedaços no meio. Repita com a próxima camada. 

A ultima camada é colocada. Espalhe um pouco de geleia e um pouco de chantilly por todo o bolo. Remova os excessos saindo pelas laterais. Passe novamente o chantilly ao redor de todo bolo para deixa-lo bem liso. 

Leve-o para o congelador por 45 minutos.

Retire do freezer e espalhe a ganache na superfície toda usando uma espátula de confeiteiro. Cubra com raspas de chocolate. 

Para cortar, use uma faca aquecida.  



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva