Seriguela

Palavra de Chef

Descrição

Eu não conhecia esta frutinha maravilhosa até me mudar para a casa onde moro hoje, ha três anos. Logo que me mudei, ao chegar o verão,notei que uma árvore nos fundos perdeu quase todas suas folhas e surgiram pequenas frutinhas verdes em forma de uma azeitona grande. Aos poucos elas foram adquirindo uma cor laranja e depois tendendo ao vermelho , quando amadureceram. Sua doçura me encantou. Hoje espero ansiosa pelo próximo verão. 

Spondias purpurea, do espanhol Ciruela, também conhecida por Ciriguela, Ceriguela ou Seriguela. É uma arvore de porte médio, originária da América Central e da América do Sul, muito conhecida no nosso Nordeste. O sul do Ceará é o maior produtor desta frutinha deliciosa. É parente do caju e da manga.

Dificilmente se propaga por sementes, sendo necessário que sua reprodução seja por estacas. Seu fruto, com cerca de 2 a 5 cm de comprimento, tem a polpa fina  e o caroço do tamanho de uma azeitona, podendo ser consumido puro, em sucos, polpas, doces, sorvetes ou geléias. 

Seus frutos possuem grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de serem uma fonte riquíssima de diversos minerais tais como Ferro, Fósforo e Cálcio. Além disso, possuem diversos antioxidantes em sua composição e são ricos em fribras.

Com tantas propriedades nutricionais, ela ainda possui propriedades como: 

Os praticantes de alguma atividade física devem apostar na seriguelas, pois elas são excelentes para fornecer a energia necessária para os exercícios de grande desempenho, graças aos seus carboidratos. 

Por ser diurética, ajuda a eliminar aquele inchaço do corpo que causa uma sensação tão desconfortável. Alem disso, a seriguela tem o poder de aliviar espasmos musculares, cãimbras, diarreia, febre e inflamações.

Se você tem colesterol alto, mais um motivo para consumir a seriguela regularmente: ela ajuda a reduzir as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. 

Para fortalecer a imunidade e as defesas naturais do organismo, a fruta também é muito indicada, graças às grandes concentrações de substâncias como ferro, cálcio e fósforo. Por falar nisso, ela também ajuda a combater a anemia. 

Então, uma boa e saudavel dica é : Introduza a Seriguela em seu cardápio !



Palavra de Chef
palavradechef.com.br © Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Bitpix Imagem responsiva